ciumes

É muito comum as pessoas associarem erroneamente o ciúme com amor. O principal argumento que usam é que se a pessoa sente ciúmes, é porque ama e quer proteger o que é “seu”. Essa explicação é no mínimo egoísta e infantil. Não tem absolutamente nada a ver com o verdadeiro amor. Fica evidente que essas pessoas não pensam nem um pouco no conjugue.

Em primeiro lugar, nenhuma pessoa é propriedade de ninguém. Quem pensa assim não tem respeito por ninguém, pois quem ama respeita, cima de tudo. Pessoas não são propriedade privada.

Geralmente quem sente ciúmes excessivos tem algum problema de autoestima e insegurança. O medo de perder algo ou alguém é um tipo de sentimento que muita gente não é capaz de administrar e por agem dessa forma. São totalmente desesperadas!

 Homens e mulheres, ambos sofrem desse mal chamado ciúmes. No entanto, são vários fatores que levam o indivíduo a desenvolver esse sentimento perigoso e altamente prejudicial. Vamos analisar o homem e a mulher:

MULHER CIUMENTA:

O que leva a mulher ser ciumenta varia bastante, porém o que tenho observado é que as mulheres ficam mais inseguras a medida que vão envelhecendo. Elas pensam que a qualquer momento o marido irá “trocá-la” por outra menina mais nova. Essa paranoia costuma ficar mais evidente após os 40 anos de idade.

O HOMEM CIUMENTO:

Os homens são pressionados pela nossa cultura e sociedade a sempre serem viris, másculos e dominantes. Mas assim como no caso das mulheres, a idade também pode jogar um balde de água fria nessa imagem estigmatizada de macho Alpha, comprometendo seriamente a autoestima do homem e dando brechas a sentimentos de ciúmes perante e insegurança perante os rapazes mais jovens.

O homem maduro, principalmente a partir dos 40, nem sempre tem um ótimo desempenho sexual, por isso ele acredita que a mulher vai acabar procurando alguém mais novo para ter mais qualidade no sexo, e a partir daí começa a paranoia. Eles começam a pesquisar como loucos sobre assuntos relacionados a disfunções eréteis, impotência sexual e como demorar pra gozar durante o ato sexual, etc.  

A preocupação com o desempenho na cama se torna uma verdadeira obsessão, e temas sobre como evitar a ejaculaçao precoce masculina ou, no português chulo, como nao gozar rapido  e outros temas relacionados à performance na cama.

Sendo assim, fica claro que o que leva uma pessoa a agir de forma ciumenta é a insegurança. São fatores internos e não externos. Por isso se você for alvo de pessoas ciumentas, tente se impor o mais rápido possível e aconselhe ele(a) a procurar um psicólogo urgentemente.